domingo, 30 de novembro de 2008

Minha vida

Hoje não terá poesia, hoje não terá conto. Hoje será um passeio pelo meu mundo e você está convidado a conhecer o meu refúgio, se assim o desejar. Moro em apartamento. E a minha sala sempre tem espaço para mais um. Na janela tenho um mensageiro dos ventos, adoro o barulhinho que ele faz e gosto de incenso também. Dragão chinês, jardim zen, velas coloridas e perfumadas e duas gueixas darão às boas vindas discretamente na mesinha de centro à quem vêm. Tenho também em outra mesinha dois monges tibetanos em meditação para me lembraram que a pressa de nada adianta. Mas eu sempre me esqueço disso.
.
Gosto de me reunir com os amigos, e para não sair muito de perto do meu recanto e do meu rebanho, trouxe um pouco do frisson dos barzinhos pra dentro de casa. Minha cozinha é do tipo americana, que é onde mais gosto de beber alguma coisa enquanto falo sobre a vida com amigos. Quem senta nas banquetas visualiza minha mandala que pintei num plat.
.
Sim, gosto de pintar. Logo no corredor tem uma pintura que fiz na aquarela, e meus amigos até hoje juram que eu imprimi na internet. Sinto-me lisonjeada, porque deve estar bem feito então. Na minha geladeira sempre tem duas garrafas de vinho tinto seco descansando para a próxima ocasião. Gosto de cozinhar, e sei cozinhar do básico como arroz, feijão, bife e batatas fritas, ou os almoços que gosto de fazer aos finais de semana mais requintado. Gosto de chá e já fui vegetariana.

Não sou muito vaidosa, gostaria de ser mais. Alguns dizem que eu tenho sorte de ser “bonita” por eu não gostar de me arrumar muito. Não sei se entendo isso como um elogio ou uma crítica disfarçada ao meu desleixo. Não uso brincos, nunca me lembro de colocá-los. Também quase não uso maquiagem, prefiro o natural. Tenho uma tatuagem. Não brigo muito com meu cabelo, poupo as energias para as brigas com a balança. Adoro usar sandálias baixas, acho mais confortável. Para ser psicóloga não tem problema, mas receio que como advogada não terá escapatória aderir aos saltos. Tenho várias bolsas, mas sempre uso a mesma. Tenho roupas que nunca usei. E vivo fazendo um limpa para doações. .
.
Gosto de ligar o som as vezes e dançar no meio da sala. Mas na maioria escuto músicas clássicas. Faço yoga entre um móvel e outro quando dá. Adoro ver filme e ler um bom livro. Não tenho mais espaço para guardar-los, mas continuo comprando. Nunca sei onde meus óculos estão, apesar de ter 3 por precaução. Uso-o para ver televisão, dirigir ou assistir aula. Sou míope.
.
Adoro frio, adoro dormir com o ar condicionado ligado. Gosto da minha casa, do meu lar. Estou habituada com o que tudo nela compõe. Estou habituada também ao amor. Aprendi a amar e ser amada, mas aprendi também a perder. As pessoas que me conhecem dizem que eu transmito paz com meu jeito tranqüilo de ser. Eu sou assim. Embora tenha toda a ansiedade capaz de tirar meu sono. Mas em tudo sou simples. Minha vida é simples e tento mantê-la assim. Tenho tudo que eu preciso. Deus foi e é generoso comigo. Se mereço, não cabe a mim dizer. Essa sou eu. Se decepcionei alguém, lamento. Mas nada mudará.

É isso.

sábado, 29 de novembro de 2008

Pensamentos


Um pensamento
Paixão louca, sem pé nem cabeça.
Consumia à todo minuto
sem lhe dar ao menos um minuto de trégua.
Um pensamento que parecia eterno.
Amava e despia-se secretamente,
entorpecida pelo perfume de uma paixão solitária.
Ela o deseja, velava seu sono, afagava-lhe,
acariciava todo seu ser.
Em silêncio.
Á distância.
Sem nunca ser notada.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Grupo de Apoio Associação dos Suicidas

Já estavam presentes uns trinta detentos. Alguns sentados, outros em pé, enquanto a maior parte conversavam em pequenos grupos dispersos. Jeff(primeira parte aqui) que estava há um mês na prisão, sentou numa cadeira qualquer vazia quando um senhor já de idade chamava a atenção de todos. Fez-se silêncio:
- Senhores, iremos dar início ao nosso grupo de apoio AS.

O senhor pegou uma imagem de um detento enforcado que estava desfocada, mas dava para ver a desgraça na foto. Todos aplaudiram juntamente com elogios para o morto.
- Ele conseguiu! Ele disse que fugiria daqui e o danado foi mesmo, e olhem para não ter o perigo de não morrer enforcado, o safado antes ainda cortou os próprios pulsos, ele é merecedor de aplausos realmente.

Os detentos aplaudiram novamente, levantaram, assobiaram, ficaram todos alegres com aquilo. Jeff permaneceu sentado, observando, petrificado com aquela celebração da morte de um homem. Foi quando o senhor perguntou:
- Vejo que temos um novo colega aqui, seja bem-vindo, pode nos dizer por que está aqui?
- Latrocínio.
- Hum entendo. Qual a sua pena?
- Perpétua.
- Já pensou de que forma irá se suicidar?
- Bem, eu ainda não tinha pensado nisso, mas como a minha vida é um desastre, à partir de agora isto fará parte dos meus planos.
- Acho que um suicídio seria reconfortante na sua condição.
- De fato, sou tão desastrado para viver que talvez me realize na morte. Sem dúvida tenho mais capacidade para estar morto do que para estar vivo.
- Estou certo que sim, serás um grande morto.
- Obrigado, pela primeira vez na vida eu tenho uma expectativa de algo. Serei um grande morto. Darei cabo a minha vida que me dá tão pouco e me toma tanto. Não sei o motivo de vocês e pouco me importa. O nosso ponto comum é que estamos na merda.
Jeff falou isso sem pensar, ele não queria viver, é verdade, mas descobriria mais tarde que tampouco queria morrer.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Olhe para mim

Tente me tocar Estou aqui
Você não percebe Você não vê
Mas sempre estou aqui
Não se mexa Fique assim
Não fale, não pense
Apenas sinta
Receba o meu calor
Quero tocar você
Quero sentir você
Você consegue me ver?
Feche seus olhos e sinta-me
Estou te tocando Ninguém está vendo

Ninguém poderá nos alcançar
E agora eu estou aqui, a seu lado
Você me sente?
Sente meu calor, meu corpo no seu
Sente meus lábios nos seus
Agora, 0lhe para mim
Fique olhando para mim
Sinta a minha respiração
Sinta-me em você Seus braços me envolvem
Aquecendo-me Possuindo-me.....
Mas está terminando, não percebe?
Há sempre um final Talvez você olhe para trás
Talvez não Mas se olhar
Pensará se deveria ter feito o que queria ter feito
E se era para ser assim Se isto tinha que acontecer

Acredite, tinha que ser assim
O que tinha que acontecer, aconteceu
Agora, vamos permanecer assim afastados e,
Quando não houver mais nada Quando você perceber que acabou
Não pense mais em mim, não pense mais em nada
Porém, eu nunca esquecerei Que um dia te toquei
Com meus lábios e aqueci seu corpo ao menos uma vez.

(Post já publicado no falecido Crônica)

domingo, 23 de novembro de 2008

Do amor e seus mistérios

Esse final de semana observei com fascínio de voyeur um casal de velhinhos sentados na praça, aparentemente faziam carinho um no outro e logo comecei a imaginar a história daqueles dois: um casamento em cidade pequena, com todos os familiares e amigos (alguns mortos já há muito tempo, alguns beirando), algumas semanas de loucura sexual e depois a vida assentada rumo a um casamento para sempre, com filhos, obrigações, algumas brigas é claro, algumas vezes sexo de rotina sem nenhuma novidade, algumas com loucuras e paixão, seguidas de noites silenciosas com a ternura de cumplicidade e companheirismo. Suspirei. Acho que ando muito sentimental. Ando pensando muito nisso: AMOR.
.
Esse final de semana também assisti a um filme “O Caminho para Casa”, baseado num livro de Bao Shido, dirigido por Zhang Yimou. Um drama que conta uma história de amor. Confesso que comecei a chorar na metade do filme pra lá.


O amor para mim sempre foi um mistério. Não saberia dizer com palavras sua definição, mas poderei tentar descreve-lô com uma cena desse filme, em que a "mocinha" corre com um prato de bolinhos de cogumelos na mão, numa distância enorme para entregar para o "mocinho" que está há caminho para uma viagem. E que o mesmo, disse que ia visita-lá para comer os tais bolinhos, mas ocorrendo um imprevisto não pôde ir como prometido e sai para sua viagem sem se despedir dela.

Ela poderia simplesmente ficar com raiva, gritar, quebrar os pratos, xingar até sua última geração por achar aquilo um desaforo. Mas não, quando ela sabe que ele partiu, sem comer os tais bolinhos, ela vai, se joga, sem ponderações, sem esquivas, sem pestanejar, literalmente corre atrás dele. Lindo né.
.
Resolvi que quero amar assim, como a moça dos bolinhos de cogumelos. Ando muito romântica mesmo, eu sei. Mas o amor é incrível, uma experiência mais estimulante que a maioria de nós sentiu ou sentirá na vida. Acreditem.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Esclarecendo e Respondendo


Seguindo o post do Rob Gordon irei responder algumas perguntas sobre minha vida usando apenas nomes de canções de uma determinada banda, no meu caso resolvi responder com um pianista, cantor e compositor belga que é minha paixão.

Mas antes quero esclarecer uma coisinha. Algumas pessoas estão me perguntando o porquê do nome Barbarella. Pois bem, quando eu era jovem, por volta de uns 5 anos atrás (tsc tsc 15 anos), adorava assistir esse filme. Bastou minha mãe ver o filme apenas uma vez para jurar que eu era a verdadeira Barbarella, pois eu vivia no mundo da lua, dizia ela.

Claro que o filme é uma viagem total. Uma mulher que vem do espaço e é salva por um anjo cego e... espaço, espaço, espaço.
Enfim, foi o suficiente para minha mãe começar a me chamar de Barbarella(a lunática).

Barbarella é um personagem de histórias em quadrinhos adultos, criada em 1962 pelo ilustrador e escritor francês Jean Claude Forest.
Levada às telas de cinema pelo diretor Roger Vadim em 1968, Barbarella virou um filme extremamente popular e transformou a atriz americana Jane Fonda, que a interpretou, no símbolo sexual da época.

Então é isso gente, segue então como Barbarella.

Vamos as perguntas: Versão Wim Mertens

1) É homem ou mulher: You see

2) Descreva-se: Birds for the mind

3) O que as pessoas acham de você?
Au delà du fleuve

4) Como você descreveria o seu último relacionamento? The fosse

5) Descreva o estado atual da sua relação com seu namorad0 ou pretendente? Whisper me
.
6) Onde gostaria de estar agora? Darpa

7) O que pensa a respeito do amor? Pierced heart

8) Como é a sua vida? Time Passing

9) O que pediria, se pudesse ter só um desejo? Plaisir D'amour

10) Escreva uma frase sábia: Casting no shadow
.
.
Pessoal, estou em parceria com o
no
..

domingo, 16 de novembro de 2008

A última birita

Estava num bar perto do metrô, um inferninho, mudou sete vezes de dono, passou de mão em mão, primeiro para um nordestino, depois para um carioca, para um chinês, para um aleijado, depois para ...
.
Não lembro, só sei que o Jeff gostava daquele lugar. Passava a maior parte do tempo ali assistindo a um jogo qualquer pela televisão; claro que assistir em casa seria bem melhor, pensava ele, mas anos e anos de bebedeira demonstraram que biritar sozinho e em casa poderia ser perigoso.
.
O truque era saber o ponto de equilíbrio entre a solidão e a aglomeração, o golpe que precisava usar para não terminar num hospício. E assim estava ele, sentado num bar, morrendo de tédio, quando um amigo qualquer resolveu sentar-se ao seu lado.
.
- Olha, não deixa aquela mulher te acabar assim não cara, senão você acaba na merda. Não caia nessa.
-Fica tranqüilo, não pretendo jogar lixo na fossa.
- Que bom, mas é que você está abatido, parece triste.
- Claro, e estou mesmo, aquela vagabunda me traiu, e ser corno é pior do que ser “viado”, mas com o tempo isso passa. Quer uma cerveja?
- Lógico, mas você está com uma cara de ressaca danada hein, não vai parar de beber?
- Que remédio, se tenho que esquecer, ressaca é sempre melhor que prozac.
- Acho que você tem razão. Mas olha hoje quero que você conheça um colega meu, meu chapa Bandi, passou mais tempo lá dentro do que aqui fora.
- Em cana?
- Em cana e no hospício.
- Tremendo barato. Diz pra ele chegar até aqui então.
- Vou ligar para ele, se ele ainda não estiver de porre ele vem...

Na segunda Jeff não foi trabalhar, na terça também não, na quarta idem. Bem, para encurtar a história, ele nunca mais foi visto. Dizem que esse foi seu último dia de liberdade, pois hoje Jeff mora num presídio.
.
Seu crime, homicídio por motivo fútil e torpe, assim falou o juiz. Para Jeff, homicídio útil e libertador, porque agora podia dormir de alma lavada, pois matara seu pior pesadelo, o cara que o transformara em corno, o Bandi.
.
E assim, a noite que não prometia nada mas que aconteceu tudo terminou para jeff. Bem melhor que a maioria.
.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Papinho entre amigas...

- Alô.
- Oi amiga, como vai, tudo bem? Olha estou com saudades, vamos sair e beber um “chopinho”, sabe como é, colocar a conversa em dia.
- Hum, eu adoraria.
- Então, vamos que eu quero conversar sobre umas coisas que estão acontecendo ai sabe, mas vou começar a falar por aqui mesmo para quando chegarmos lá você já saberá metade da história.
- Mas, você não acha que...
- É rapidinho, olha só menina, lembra daquele meu amigo que te falei, aquele colega, sabe, o bonitão.... então, menina nós saímos ontem e, ai amiga, ai ai... estou tão ansiosa, foi tão bom sabe... e agora estou esperando ele me ligar, mas eu não sei se ligo ou espero ele me ligar... assim, o que você acha? Eu ligo, será que não vai ficar estranho, não sei sabe, pode ser que ele esteja com vergonha de me ligar....
- Mas.....
- Ou ele pode está sem crédito né, hummm.. deve ser isso .. então acho melhor eu ligar logo, valeu amiga pelo conselho, valeu mesmo, você me ajudou bastante, vou ligar agora mesmo que ainda da tempo de marcar algo para hoje...
- Mas e o “chopinho”?...e ...
- Ai desculpa amiga, mas hoje não vai dar, depois combinamos algo!
- Mas...
- Beijinhos ....Tu tu tu tu tu tu tu tuuuuuuuuuu...

Alguns minutos depois:
- Alô.
- Aiaiai...buáaaaaaaaa...
- Oi... por quê estás chorando?
- Poxa vida, ainda pergunta, você falou que eu deveria ligar logo pra ele lembra... buáaaaaaaaaa.... nossa, ele foi tão grosso comigo.... poxa amiga segui o seu conselho e veja só no que deu..
- Mas eu não.......
- É, eu não sei porquê ainda escuto seus conselhos....
- Mas........
- Deixa depois nós conversamos... tututututututututtu ttututututututuuuuuuu.............

.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Silenciosamente louco


Um caminho suave Uma tarde silenciosa Sua ausência misteriosa
Sua presença na madrugada Numa noite amaldiçoada
Encostastes sua face na minha
Mas não olhaste para mim Não saberás quem te tocou
.
Somente me sentirás como um vento Que te levou a voar
Que te deixaste a amar Loucamente Profundamente
Um toque no infinito Um eterno sofrimento
Apenas um pensamento Um desejo
.
Que eu volte com a brisa Neste momento Do teu desalento
De um desesperado De um enlace terminado De um amor abandonado
Que ficaste no passado Naquele céu estrelado Uma noite silenciosa
.
Sem a minha voz Sozinho Um vazio Sem saber de mim
Talvez ficando louco Implorando um pouco Daquele amor louco.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Mas hein...

.
Quando o sol tomava conta do céu, quando um beija-flor cantava na varanda ela, no calor do apartamento, estava lá a pensar na sua vida. Seu casamento ainda se mantinha em pé. Só amores verdadeiros conseguem durar. E uma família tão perfeita igual a dela era coisa rara. Parou nesses pensamentos quando a campainha tocou.
- Pois não.
Era uma mulher aparentemente nos seus 30 anos.
-Você sabe quem sou?
- E que importância isso tem?
- Sou amante do seu marido.
- E você espera que eu o parabenize por isso?
- Você não vai fazer nada?
- Deveria?
- Poderia quebrar a minha cara para começar.
- Sim, sem dúvida. Mas olha no momento tenho outras preocupações, poderíamos marcar essa briga para amanhã às 11:00hs?
- ...
- E não se atrase porquê as 11:40 tenho que pegar meus filhos na escola e ao meio dia sirvo o almoço do meu marido. Mas alguma coisa?
- Hã... err aaa não.
-ok, até amanhã então.

sábado, 1 de novembro de 2008

Divagações

.
Os pensamentos mais importantes são o que mais tardiamente são compreendidos, justamente aqueles de que mais precisamos, aqueles pensamentos que nos devora.
.
Foi assim que ela terminou sua noite. Assistiu a um belo filme que a fizera chorar, e talvez por isso ela venha agora a divagar - “Sempre vivo tentando esconder meu verdadeiro eu, meu espírito, minha alma, minha essência, meus segredos” - pensou ela - “Estou sempre pronta a me desviar de mim mesmo”.

Mas Hoje ela não teve escapatória, pronto, lá estava ela fazendo o que ela sempre evitara - escutar sua alma. O que aconteceu? Ninguém sabe! Talvez a lua estivesse olhando para ela neste momento. Cobrando-a de algo que só elas sabiam.
.
Talvez a lua esteja decepcionada. Deve estar cansada da forma como vinha se escondendo. Mas restava uma esperança, a de que ela iria agir no momento oportuno.
.
“É tarde demais”! – Pensou. A melancolia de saber que já estava tudo feito, que sua vida já estava consumida pelo seu destino e não tinha mais como escapar de sua sorte, deixou-a num vazio descomedido, numa tristeza sem fim.
.
Tudo que era profundo para ela, seu coração reprimia. Na poesia ela compensava. Nas palavras sofridas ela sentia. Na melodia ela chorava. “Ah meu anjo, deixaste a vida lhe passar!” - disse alguém uma vez para ela. - “Agora o Sol não irá mais te acordar e os pássaros não iram mais cantar”.
.
E assim foi vivendo sem subterfúgios, para os restos de dias escuros que ainda lhe haveriam de passar.

Sua vida no silêncio

Não olhe mais para mim
Não tente olhar para mim
Não quero mais saber
O que queria entender
O que nunca existiu
Apenas quero te ver
No acaso, na vida. Por ai!
Sem pretensões
Sem emoções. Apenas por saber
Que você ainda vive. Que você assim suporta
Uma vida com a minha ausência
Num silêncio sem fim


Na solidão de uma vida morta.
. .
.