segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aproveitando Cada Momento

.
Quem faz meditação sabe o que é sentir a vida pulsar a cada momento se tornando uno com tudo ao seu redor. Mas existem outros momentos, fora da meditação em que de alguma forma, também transcendemos esses momentos e ficamos em alfa. Pode ser lendo um livro, escutando uma música, fazendo uma caminhada, conversando com um amigo, etc.

Um desses meus momentos, por incrível que pareça, é na aula de spinning. Mais especificamente quando o professor coloca uma música da violonista Vanessa Mae (no vídeo abaixo).

Eu simplesmente sinto o vento bater no meu rosto como se estivesse pedalando numa trilha e não em uma academia. Sinto o nascer do sol no meu corpo, sinto o cheiro da natureza e sinto uma profunda respiração em sintonia com a vida. Sinto meu corpo suado queimando toda energia negativa. Sinto a felicidade de viver. Posso me imaginar abrindo os braços e simplesmente agradecendo a vida por ser como ela é, e sorrindo para ela.

Então aumente o som, ponha a carga pesada na bicicleta e venha pedalar comigo.


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Lua




Sempre tão suave na luz da manhã
tão amada e esperada todos os dias
sua solidão pode arder e estar cansada ao final do dia
e talvez abatida contra a luz que morre
No final, assim como brilha sua iluminação
a escuridão também é certa
algumas palavras não mudam a direção
e não entrarão suaves ao anoitecer
porém, a lua mesmo que só
sempre volta
mais forte do que nunca
para tudo recomeçar
e brilhar.


Para uma lua que, mesmo de longe, brilha na minha vida.
.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Clarice Lispector



Última entrevista de Clarice Lispector, em 1977, concedida ao jornalista Julio Lerner.

Apesar de ser fã de suas obras ainda não havia assistido esse vídeo e fiquei impressionada com seu jeito sério e tímido. Como disse Olga Borelli "Defini-la é difícil. Contra a noção do mito, de intelectual".

Clarice Lispector morreu ainda moça, pois de sua imaginação criado­ra muito ainda se esperava, os leitores e críticos e exegetas, que cedo se apaixonaram pela sua importante e linda obra.

"Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, Todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a tua amante humilde, entrelaçada a ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo E receber como resposta 0 amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de te amar, Sem odiar as tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada E mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços o meu pecado de pensar."

Clarice Lispector

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O Amor é Poesia; Paixão vale uma Crônica.

.
Ele disse que a amava
ela rapidamente acreditou
Ele disse que lhe daria a lua e as estrelas
ela rapidamente acreditou
Ele disse que viveriam juntos para sempre
ela rapidamente acreditou

Mas um dia...

Ele disse que havia sido um impulso
Ele disse que tudo estava acabado
Que ele havia se enganado, não era amor
Ela não acreditou

......................Demorou
.................................................... Aprazou
............................................................................... Negou
..................................................................................................... Brigou
..............................................................................................................................Chorou


Até que um dia
enfim
Ela resolveu acreditar!

Ah, as mulheres...
.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Liberdade para voar



Deixei alguns pensamentos voar
Já não me encontro mais lá
Deixa eu festejar
A vida saborear
E no fim desses passos
Encontrei-me
Abraçando liberdade
Libertei-me
Próxima parada,
Sem pressa

Apenas voar.

Temple Grandin


Sensacional o filme que conta a história de Temple Grandin, diagnosticada com autismo na infância, a qual conseguiu superar as dificuldades impostas pelo seu autismo (como pensar em ‘imagens’ e conectá-las) até tornar-se especialista altamente reconhecida no manejo de animais, onde foi responsável pela "diminuição" de sofrimentos dos animais em batedouros. Temple é PhD em ciência animal, engenheira, escritora, cientista em comportamento animal, professora da Universidade do Colorado. O filme mostra uma grande história de superação. A atriz Claire Danes atua no papel da engenheira que hoje, aos 62 anos, é uma das grandes porta-vozes da causa “autistas.

Nascida em 1946 formou-se engenheira por inspiração de um professor que, percebendo o interesse da menina em construir uma máquina de abraçar, orientou-a a seguir essa carreira.O roteiro do filme se baseia em seus dois livros autobiográficos, "Uma menina estranha" (Cia das Letras) e "Thinking in pictures", sem tradução brasileira.

Diagnosticada como autista aos dois anos de idade, Temple Grandin passou por momentos difíceis enquanto estava na escola, onde era chamada pelas outras crianças de gravador por repetir o que era dito sem parar. Depois de sair do colégio, ela possuía notas para freqüentar diversas universidades e escreveu uma série de artigos sobre o comportamento animal.

O mundo necessita de todos os tipos de mentes.

Palestra com Temple Grandin falando sobre como a sua mente funciona (Clique em view Subtitles para assistir com legenda em Português). Compartilhando a sua habilidade de "pensar em imagens", que a ajuda a resolver problemas que cérebros neurotípicos não conseguiriam. Ela traz à tona que o mundo precisa de pessoas com o espectro autista: pensadores visuais, pensadores em padrões, pensadores verbais. Indico para todos que gostam de aprender sobre o comportamento, seja ele humano ou animal.

Essa palestra me fez lembrar de um livro que tive o prazer de ler quando fiz a minha graduação em psicologia, o livro "Inteligência Múltiplas" de Howard Gardner. A Teoria das Inteligências Múltiplas é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única. Psicólogo construtivista muito influenciado por Piaget, Gardner identificou 7 inteligências, que são elas: lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Mas isso é assunto para outro post ou a Barbarella correrá um sério risco de ser conhecida como enfadonha e prolixa. De qualquer forma, quem quiser saber mais sobre as inteligências múltiplas, pode deixar o e-mail que mandarei alguns artigos que abordam esse tema.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"Sou o mestre do meu destino. Sou o capitão da minha alma."

.
.

.
."De dentro da noite que me cobre,
Negra como a cova, de ponta a ponta,
Eu agradeço a quaisquer deuses que sejam,
Pela minha alma inconquistável.

Na cruel garra da situação,
Não estremeci, nem gritei em voz alta.
Sob a pancada do acaso,
Minha cabeça está ensanguentada, mas não curvada.


Além deste lugar de ira e lágrimas
Avulta-se apenas o Horror das sombras.
E apesar da ameaça dos anos,
Encontra-me, e me encontrará destemido.


Não importa quão estreito o portal,
Quão carregada de punições a lista,
Sou o mestre do meu destino.
Sou o capitão da minha alma."


Invictus é um poema do poeta Inglês William Ernest Henley. Ele foi escrito em 1875 e publicado pela primeira vez em 1888. Nelson Mandela citou-o como fonte de inspiração durante seu tempo na prisão.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sempre a Impermanência...



Nós nunca sabemos quando se dá exatamente aquele rompimento de uma fase para iniciar outra. Nós nunca percebemos quando exatamente se dá aquele clique, aquele despertar, aquele entendimento de que você está livre de uma situação, de um sofrimento, de um momento, de um amor, de um amigo, ou de você mesmo. E provavelmente nunca iremos saber em qual momento exato nosso coração pode respirar novamente.

Somente uma coisa podemos saber, que esse momento a qualquer hora sempre chega.
E o sol sempre volta a brilhar.
.