quinta-feira, 9 de julho de 2009

MOBY DICK


Estou lendo MOBY DICK de Herman Melville.
Estou quase lambendo o livro de tanto que estou gostando dele.


Eis aqui um trecho do livro, uma conversa entre o Capitão Ahab e Starbuck:


"Vingança sobre uma besta que não fala!", gritou Starbuck, "que te atacou simplesmente por um instinto cego! Loucura! Sentir ódio de uma criatura muda, Capitão Ahab, me parece uma blasfêmia."


"Escute aqui mais uma vez - uma palavra um pouco mais profunda. Todos os objetos visíveis, homem, não passam de máscaras de papelão. Mas em todos os eventos - na ação viva, na façanha incontestável - revela-se alguma coisa desconhecida, mas racional, por detrás desta máscara irracional. Se um homem quer atacar, que ataque através da máscara! Como pode um prisioneiro escapar a não ser atravessando o muro à força? Para mim, a baleia branca é o muro, que foi empurrado para perto de mim. Às vezes penso que não existe nada além. Mas basta. Ela é meu dever; ela é meu fardo; eu a vejo em sua força descomunal, fortalecida por uma malícia inescrutável. Essa coisa inescrutável é o que mais odeio; seja a baleia branca o agente, seja a baleia branca o principal, descarregarei meu ódio sobre ela. Não me fales de blasfêmias, homem; eu lutaria contra o sol, se ele me insultasse. Porque, se o sol pode fazer uma coisa, eu posso fazer outra, visto que sempre há uma espécie de jogo lícito, e há o zelo reinando sobre todas as criações. Mas esse jogo lícito não me domina, homem. Quem está acima de mim? A verdade não tem limites."

8 comentários:

Gilmar Gomes disse...

Nunca li o livro, mas já vi o desenho do Pernalonga que tem a Moby Dick... Vale?
rs

(Ow... Aquele comentário lá no meu blog... Er... Quer dizer que aquele post foi burro e sem graça??)

Barbarella disse...

hahaha claro que não.... ]

Bruno disse...

Adoro esse!

Li faz pouco tempo e fiquei com vontade de pegar uma muda de roupa, enfiar num saco, ir pro porto e sair navegando mundo afora. Nem que seja pra pescar sardinha, e não caçar baleia...

Boa leitura, aproveite.

Beijo

J Araújo disse...

Mais uma vez passei aqui sem obter retorno....mas tudo bem!!

Gostei do post

V.H. de A. Barbosa disse...

Quero ler há tempos! Agora você me instigou mais ainda.

Tyler Bazz disse...

Não prestei atenção em mais nada depois de imaginar você lambendo. aUHAuhaAuhaHUAuha

Preciso ler esse... :/

Varotto disse...

Falar em obsessão...

Barbarella disse...

Atração fatal - mode on