
Nascida em 1946 formou-se engenheira por inspiração de um professor que, percebendo o interesse da menina em construir uma máquina de abraçar, orientou-a a seguir essa carreira.O roteiro do filme se baseia em seus dois livros autobiográficos, "Uma menina estranha" (Cia das Letras) e "Thinking in pictures", sem tradução brasileira.

Palestra com Temple Grandin falando sobre como a sua mente funciona (Clique em view Subtitles para assistir com legenda em Português). Compartilhando a sua habilidade de "pensar em imagens", que a ajuda a resolver problemas que cérebros neurotípicos não conseguiriam. Ela traz à tona que o mundo precisa de pessoas com o espectro autista: pensadores visuais, pensadores em padrões, pensadores verbais. Indico para todos que gostam de aprender sobre o comportamento, seja ele humano ou animal.
Essa palestra me fez lembrar de um livro que tive o prazer de ler quando fiz a minha graduação em psicologia, o livro "Inteligência Múltiplas" de Howard Gardner. A Teoria das Inteligências Múltiplas é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única. Psicólogo construtivista muito influenciado por Piaget, Gardner identificou 7 inteligências, que são elas: lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Mas isso é assunto para outro post ou a Barbarella correrá um sério risco de ser conhecida como enfadonha e prolixa. De qualquer forma, quem quiser saber mais sobre as inteligências múltiplas, pode deixar o e-mail que mandarei alguns artigos que abordam esse tema.
3 comentários:
Cara Barbarella,
Parabéns pelo artigo. Gostava de saber mais sobre o tema das inteligências alternativas. Podes fornecer-me esses artigos. Obrigado, Frederico
Oi Barbarella, boa noite.
Sou Mae de um menino de 15 anos com diagnostico recente de Asperger e gostaria de saber um pouco mais sobre as diversas inteligencias pois estamos na fase de contar para ele o diagnostico e queremos mostrar a ele que ele nao tem uma deficiência e sim uma forma diferente de processamento. Queremos ajuda-ló a descobrir que sua diferença possa ser seu grande diferencial.
Um beijo e já obrigada, Bia
Postar um comentário