segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Temple Grandin


Sensacional o filme que conta a história de Temple Grandin, diagnosticada com autismo na infância, a qual conseguiu superar as dificuldades impostas pelo seu autismo (como pensar em ‘imagens’ e conectá-las) até tornar-se especialista altamente reconhecida no manejo de animais, onde foi responsável pela "diminuição" de sofrimentos dos animais em batedouros. Temple é PhD em ciência animal, engenheira, escritora, cientista em comportamento animal, professora da Universidade do Colorado. O filme mostra uma grande história de superação. A atriz Claire Danes atua no papel da engenheira que hoje, aos 62 anos, é uma das grandes porta-vozes da causa “autistas.

Nascida em 1946 formou-se engenheira por inspiração de um professor que, percebendo o interesse da menina em construir uma máquina de abraçar, orientou-a a seguir essa carreira.O roteiro do filme se baseia em seus dois livros autobiográficos, "Uma menina estranha" (Cia das Letras) e "Thinking in pictures", sem tradução brasileira.

Diagnosticada como autista aos dois anos de idade, Temple Grandin passou por momentos difíceis enquanto estava na escola, onde era chamada pelas outras crianças de gravador por repetir o que era dito sem parar. Depois de sair do colégio, ela possuía notas para freqüentar diversas universidades e escreveu uma série de artigos sobre o comportamento animal.

O mundo necessita de todos os tipos de mentes.

Palestra com Temple Grandin falando sobre como a sua mente funciona (Clique em view Subtitles para assistir com legenda em Português). Compartilhando a sua habilidade de "pensar em imagens", que a ajuda a resolver problemas que cérebros neurotípicos não conseguiriam. Ela traz à tona que o mundo precisa de pessoas com o espectro autista: pensadores visuais, pensadores em padrões, pensadores verbais. Indico para todos que gostam de aprender sobre o comportamento, seja ele humano ou animal.

Essa palestra me fez lembrar de um livro que tive o prazer de ler quando fiz a minha graduação em psicologia, o livro "Inteligência Múltiplas" de Howard Gardner. A Teoria das Inteligências Múltiplas é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única. Psicólogo construtivista muito influenciado por Piaget, Gardner identificou 7 inteligências, que são elas: lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Mas isso é assunto para outro post ou a Barbarella correrá um sério risco de ser conhecida como enfadonha e prolixa. De qualquer forma, quem quiser saber mais sobre as inteligências múltiplas, pode deixar o e-mail que mandarei alguns artigos que abordam esse tema.

3 comentários:

FS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FS disse...

Cara Barbarella,

Parabéns pelo artigo. Gostava de saber mais sobre o tema das inteligências alternativas. Podes fornecer-me esses artigos. Obrigado, Frederico

Bia parra disse...

Oi Barbarella, boa noite.
Sou Mae de um menino de 15 anos com diagnostico recente de Asperger e gostaria de saber um pouco mais sobre as diversas inteligencias pois estamos na fase de contar para ele o diagnostico e queremos mostrar a ele que ele nao tem uma deficiência e sim uma forma diferente de processamento. Queremos ajuda-ló a descobrir que sua diferença possa ser seu grande diferencial.
Um beijo e já obrigada, Bia