terça-feira, 20 de outubro de 2009

Zen



Recebi esse belo filme da "COMUNIDADE ZEN BUDISTA DE FLORIANÓPOLIS"
Agradeço ao Michel Seikan

A vida do mestre Zen Dogen Zenji em filme.

Um filme perfeito para quem segue o caminho de Buda.


SINOPSE
Filme baseado em fatos reais, ambientado no Japão e na China. Retrata a vida do mestre zen budista Dogen Zenji, durante o turbulento período Kamakura. Seus pais morreram quando ele ainda era muito jovem, e o último desejo de sua mãe era que ele se tornasse um monge e trabalhasse para o bem de todos os seres. A experiência de ter perdido seus pais, deu uma visão especial a Dogen para a natureza fugaz da vida e desencadeou a sua busca pela iluminação. Ele viajou para a China e treinou para se tornar um mestre budista, mas quando retornou ao Japão para difundir o que ele aprendera como uma forma nova de budismo, foi recebido com muita resistência e repressão.


Querer libertar-se do sonho é em si mesmo um sonho.
(Bassui Tokusho)


Gasshô

4 comentários:

Layla Barlavento disse...

Olá! Quanto tempo!

Não sigo Buda, mas às vezes nos encontramos e batemos um bom papo. Vou assistir o filme sim. Obrigada pela dica.

Você faz falta sabia? Aparece mais vezes para conversarmos!

Beijos na alma!
Layla Barlavento
http://culpadowalter.blogspot.com

Esteja Aqui e Agora... disse...

Quando assisti este filme sobre a vida do mestre Dogen, devo dizer que fiquei profundamente tocado, não obstante o fato de estar seguindo esse caminho, mas porque muitas passagens do filme são tão cativantes, que deixaram meu coração cheio de emoção, alegria e tristeza ao mesmo tempo. As últimas cenas são muito tocantes mesmo. Creio que a busca da verdade, serenidade e felicidade podem assumir diferentes percursos. Mas o que este filme revela, é o eterno poder de que um homem pode alcançar e do que deve renunciar. Recomendo vivamente este filme para quem estiver interessado em alguns conceitos do Zen que foram tão bem encaminhados.

Fique em Paz! _/|\_

Michel Seikan

Esteja Aqui e Agora... disse...

Baseado na vida do mestre Dogen Zenji (19 de Janeiro de 1200 – 22 de Setembro de 1253), um professor japonês de Zen Budista, fundador da escola Zen Soto e importante filósofo.

Abrir mão de tudo, rendendo-se ao fluxo da natureza e somente sentando-se em meditação. Isto é a essência do Budismo Zen de Dogen. No 13º século, Dogen, um jovem monge japonês viajou à China, determinado a encontrar seu verdadeiro mestre. Lá ele encontrou um monge que lhe ensinou que a meditação Zen é o verdadeiro e único caminho à iluminação. Voltando, esclarecido, ao Japão, Dogen arriscou a sua vida para divulgar o Budismo Zen, inspirando milhões de budistas que praticam ao redor do mundo até hoje.

Barbarella disse...

"..muitas passagens do filme são tão cativantes, que deixaram meu coração cheio de emoção, alegria e tristeza ao mesmo tempo..."

Confesso que chorei nesses momentos..

Assim como o Michel disse no seu depoimento, eu também fiquei profundamente tocada.

_/|\_