sábado, 3 de abril de 2010

Belos e Insanos

Duas dicas de filmes pra quem é vaidoso ao extremo e acha que a vida se resume a beleza exterior. Ou para quem, como eu, simplesmente gosta de um bom filme.

Para começar vamos ao clássico livro “O Retrato de Dorian Gray" do Oscar Wilde, ou se você não tem tempo porque fica horas se olhando no espelho, pode também ir direto ao filme que já são três as adaptações para o cinema do famoso livro. Em 1945, o diretor Albert Lewin fez a primeira versão da obra, com George Sanders no papel de Lorde Henry Wotton e Hurd Hatfield como protagonista. Em 1970, uma versão alemã do livro foi produzida, sob a direção de Massimo Dallamano. E a mais nova adaptação de Oliver Parker que promete ser um dos grandes sucessos cinematográficos do ano, que eu obviamente já assisti também e achei ótimo o elenco selecionado para esse filme (E não se enganem com o ator que escalaram para o Dorian Gray, o filme não é para a garotada, eu diria que a classificação ficará para menores de 16 ou 18 anos).

E para fechar o final de semana com a certeza de que ser vaidoso demais pode levar a loucura, indico o filme “A Condessa” que relata a história da aristocrata húngara Erzebet Bathory, lembrada principalmente como uma das maiores serial killers da história. Protagonizado pela atriz francesa Julie Delpy que traz de volta o espectro de uma condessa sanguinária, apresentando uma das vilãs mais famosas da Europa acusada de trucidar centenas de mulheres jovens, segundo a qual ela se banhava no sangue de virgens por acreditar que isso lhe garantiria a juventude eterna e um rostinho de pele macia.


Eu gostei dos dois filmes, cada um com sua peculiaridade. O primeiro juntamente com a questão da vaidade mostra que não só a rotina ou aquela vidinha pacata cheia de tédio cansam, mas uma vida cheia de prazeres e luxúria em demasia, ao contrário do que alguns pensam, também podem enfastiar do mesmo jeito, o que deixou o Dorian Gray numa melancolia total. No segundo filme, já mostra a vaidade ligada as paixões insanas que por vezes podem levar a uma doidice tremenda, como no caso da Condessa que queria parecer uma adolescente para o seu amante, se banhando de sangue de moças virgens.

4 comentários:

Esteja Aqui e Agora... disse...

Bom, então neste caso ficamos com o "caminho do meio" certo Bella?

bjo.

Rafiki Papio disse...

Boas dicas, já li o retrato de Dorian Gray, mas não assisti nenhum filme, vou dar uma procurada.

Quanto a Bathory, já li algo sobre ela, mas também não conheço o filme.

Amanda Galdino disse...

Anotado os dois. Eu já vi um que fez referência a Barthory. Vou procurar pelos dois, como você, gosto de um bom filme! ;)

Marina disse...

Tenho muita vontade de ler Dorian Gray, mas estou com tanto livro na lista, já comprados, que dá pena comprar mais um só por vício. Mas está na lista.